Uma bela e inteligente idéia ecológica




Ultimamente tem se falado muito em valorização imobiliária. Inclusive na Assembléia Ordinária do dia 30 de junho houve quem se esforçasse querendo argumentar a todo custo que houve uma valorização do nosso condomínio.

Importante considerar que o simples reajuste de preço de um imóvel num condomínio, que acompanha o aumento geral de preços de imóveis no mercado mais amplo, não é suficiente para indicar que houve a valorização imobiliária daquele imóvel.

A verdadeira valorização imobiliária de um imóvel ou condomínio acontecem quando há benfeitorias no imóvel ou no condomínio. Benfeitorias estas que justificam sua valorização e real aumento de preço numa proporção maior do que a que outros imóveis e condomínios foram capazes de ajustar. 

Numa área rural como a do Condomínio Mirantes de Aldeia II entre os fatores imprescindíveis para uma real valorização condominial estão:

1) Uma administração condominial profissional, eficiente, transparente e bem planejada em consonância com as necessidades e desejos dos condôminos,
2) Projetos paisagísticos e de respeito ao meio ambiente,
3) Uma boa infra estrutura de água e telefonia e segurança.

Para compreender isto, basta que visitemos um condomínio como o Terra Viva, no km 15 de Aldeia que vende a idéia ecológica da harmonia com o meio ambiente, para verificarmos que o preço de lançamento dos lotes de 600 metros quadrados foi de R$248 (duzentos e quarenta e oito mil reais). O que o condomínio Terra Viva oferece para justificar um preço de lançamento tão elevado (pelo menos se comparado ao nosso condomínio) e ter um sucesso de vendas? A resposta é simples e óbvia. O Terra Viva fez um lindo projeto paisagístico de ajardinamento das áreas comuns, além de contar com uma administração profissional e infra estrutura de segurança, satisfatórias. 

Enquanto alguns preferem descarregar suas iras nas árvores e as derrubam - desvalorizando os imóveis e o condomínio como um todo, outros expressam seu amor e respeito às árvores, incluindo-as em seus projetos arquitetônicos; e assim fazendo não só embelezam como valorizam seus imóveis.